quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PROJETO AFRICANIDADES

Uma das maneiras de resgatar a auto-estima de nossos alunos é trabalhar projetos que façam com que sintam orgulho de suas raízes afro-descendentes. Zumbi dos Palmares, símbolo de luta pela igualdade entre os homens! Aqui está um pouco do muito que temos feito!


Justificativa:

Segundo a lenda humana local, nessas terras onde hoje está construído o CIEP Zumbi dos Palmares, existiu uma fazenda onde o regime escravocrata se fazia presente. Pode ser fantasia, pode ser lenda, mas a herança e o espírito de luta vindo das veias desse solo nos deram a força e a garra para fazermos de cada dia um novo dia de perspectiva, fé e resgate de toda nossa herança cultural que foi a base de formação dessa rica e múltipla sociedade.
Transformar essa dura e difícil realidade é o nosso objetivo. Fazer de cada um, um cidadão consciente e agente transformador, é nossa meta, levá-los a acreditar que cidadania existe e que podem se apropriar desse direito, é o nosso dever. Nossa bandeira é: “Educar para Libertar!”.
O sangue derramado em terras brasileiras não pode ser transformado em lágrimas e abatimento, mas seiva que alimenta a luta com sabor de vitória.
Adiante, nação brasileira!Que essa sua miscigenada cultura seja sempre um sol nascente para o respeito, a igualdade e a abertura de novos horizontes.



Objetivos:

*Conscientizar o aluno de sua importância enquanto cidadão consciente de seus direitos e deveres e agente transformador dentro da sociedade e da comunidade onde está inserido.
*Incutir valores relacionados a respeito e apreciação às diversidades (social, étnico, religioso, etc.)
*Resgatar e preservar a cultura do povo brasileiro e suas raízes.
*Promover ações que visem a inclusão de todos os alunos respeitando as suas individualidades.


Recursos:

Livros, CDs, DVDs, jornais, revistas.


Desenvolvimento:

O Projeto Político Pedagógico de nossa U E chama-se” Janelas da Vida – Leitura e Escrita “. Neste está inserido o subprojeto “Africanidades”, o qual é trabalhado durante todo o ano letivo por todos os grupamentos da U E – Educação Infantil ao 5° ano, Projetos e Classe Especial, com o envolvimento de todos os profissionais e comunidade escolar.
Os trabalhos dos alunos são expostos nos corredores, em local de acesso a toda a comunidade escolar, sendo renovados periodicamente.
As atividades relacionadas ao tema são realizadas de acordo com o seu grupamento, de forma interdisciplinar.
Além do trabalho de leitura e escrita sob o aspecto da alfabetização através dos códigos gráficos, há a preocupação em promover para o nosso aluno, aproveitando sua bagagem cultural, a leitura do mundo com uma visão perspectiva que abre possibilidades de um futuro de cidadania plena.
A culminância destas atividades se dá anualmente no mês de novembro, por ocasião da comemoração do Dia da Consciência Negra, através do Culto Ecumênico, exposições de trabalhos e apresentações de danças, teatro, música, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br